top of page

Barroco Itália Brasil

Prata e ouro na Casa Fiat de Cultura

 

Belo Horizonte,

casa Fiat de Cultura

10 de junho - 7 de setembro de 2014

 

A suntuosidade da prata italiana e o esplendor do ouro brasileiro se encontram na exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura, que marca a inauguração de sua nova sede no Circuito Cultural Praça da Liberdade, no dia 10 de junho de 2014. A mostra reúne 40 esculturas – sendo 20 em prata, provenientes de importantes museus e coleções da Itália, que apresenta ao público brasileiro a face luminosa da escultura barroca italiana do século XVII. E mais 20 obras policromadas de grandes artistas do Barroco mineiro e brasileiro que traduzem a riqueza histórica e artística do período colonial.

 

Com curadoria italiana de Giorgio Leone e Rossella Vodret e brasileira de Angelo Oswaldo, foram selecionadas obras de artistas dos dois países, para que,– numa mostra inédita, com esculturas peculiares nunca antes reunidas –, Itália e Brasil possam se fundir em emoção única nas vertentes do Barroco, fazendo o espectador entregar-se a uma excepcional viagem no tempo, em que arte, originalidade e beleza unem-se num só movimento.

 

Artistas ourives italianos como Domenico Antonio Ferro, Domenico Capozzi, Filippo Del Giudice, Tommaso Treglia, Michele Pane e muitos outros representam a arte em prata produzida em Nápoles. No século XVII, 70% da prata importada do Novo Mundo pela Espanha eram trabalhados em território napolitano e exportados para toda a Europa. A coleção, em sua maioria vinda do Museo del Tesoro di San Genaro, foi formada a partir de doações feitas por papas, imperadores, reis, rainhas e homens ilustres.

 

Representando o grande momento artístico do ouro no Barroco brasileiro, esculturas de gênios da época, como Aleijadinho, Mestre Valentim e Mestre de Piranga, marcam presença na mostra, de modo a provocar um paralelo entre as duas culturas e um contraste entre dois momentos do Barroco. A exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura é uma realização da Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Base7 Projetos Culturais e Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis e apoio do Banco Safra.

 

Programação Paralela

A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração entre uma hora e meia e duas horas, elas são ministradas por especialistas da arte de alto nível. No mês de junho, o público poderá conferir palestras dos curadores responsáveis pela mostra Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura. No dia 10 de junho, às 19h30, os curadores italianos Rossella Vodret e Giorgio Leone apresentam a palestra O Barroco em Prata, em que abordarão o contexto histórico da época, as características do barroco, as riquezas produzidas em Nápoles e a produção em prata de esculturas espetaculares.

 

No dia 25 de junho, às 19h30, é a vez do curador brasileiro Angelo Oswaldo falar ao público sobre as maravilhas do barroco criadas no Brasil, na palestra O Barroco em Ouro. A abordagem será um comparativo da força da prata em Nápoles e a importância da madeira e do ouro no Brasil, mais precisamente em Minas Gerais. Serão contemplados também os mestres escultures, o contexto cultural da época e o legado da produção artística.

 

Palestra: O Barroco em Prata
Data: 10 de junho – 19h30
Palestrante: Rossella Vodret e Giorgio Leone

Palestra: O Barroco em Ouro
Data: 15 de junho – 19h30
Palestrante: Angelo Oswaldo

 

ENTRADA GRATUITA

 

 

Educativo

O Programa Educativo é peça fundamental no trabalho de valorização e ampliação do conhecimento proporcionado pela Casa Fiat de Cultura a seu público. Para cada exposição, são idealizados uma temática e um conceito a serem trabalhados em visitas orientadas, oficinas, programação paralela, assessoria ao professor e outras atividades.

 

Na mostra Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura, o Programa Educativo, que conta com concepção da educadora Rachel Vianna e coordenação da educadora Manuela Tolentino, abordará a arte sacra e sua relevância para a época, a representatividade de um período e sua herança na atualidade.

 

Uma equipe de 20 educadores multidisciplinares, incluindo um intérprete em Libras, está à disposição para atender todos os públicos: crianças, jovens, adultos, estudantes das redes pública e privada e grupos como associações e ONGs, dentre outros. O Programa é um dos diferenciais de suas visitas orientadas e um motivo a mais para conhecer a exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura.

 

Uma novidade para esta exposição é o Encontro com a Terceira Idade, atividade proposta que inclui uma visita orientada à mostra e uma mini-oficina “Paisagem Sonora: Barroco x Outras épocas”. A proposta é passar uma tarde agradável e instigante, conversando sobre a exposição e o ambiente sonoro de diferentes épocas, explorando o repertório musical dos participantes.

 

Serviço

Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura

De 10 de junho a 7 de setembro de 2014

Visitação: 3ª a 6ª das 10h às 21h | sábados, domingos e feriados das 14h às 21h.

Entrada gratuita.

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte – MG.

Tel. (31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram:@casafiatdecultura

 

bottom of page