Sexteto Stradivari Projeto Ópera
Manaus, Teatro Amazonas
13 de junho de 2014
Belo Horizonte, Palácio das Artes
16 de junho de 2014
O “Sexteto Stradivari Projeto Ópera”, constituído por um consort instrumental e um vocal, nasce da iniciativa do Sexteto Stradivari e do Quinteto de Sopros do Teatro San Carlo de Nápoles, de propor em um projeto musical de amplo respiro, páginas do repertório musical que vai do clássico ao contemporâneo.
Singularmente os componentes do Sexteto Stradivari Projeto Ópera são professores de orquestra que associam à qualidade das execuções um componente lúdico que, baseados em transcrições especiais, transformam os concertos em momentos musicais cativantes e prazerosos.
Privilegiando propostas musicais baseadas em critérios de coerência e coesão temática e estilística, o Sexteto Stradivari Projeto Ópera confia na significativa habilidade e profissionalismo de seus componentes nos quais figuram alguns dos mais qualificados e renomados intérpretes do panorama instrumental barroco e clássico italiano.
Tal formação faz do “instrumento Sexteto” um organismo aberto à múltiplas colaborações e à experiências de diversas linguagens e sensibilidades musicais, propondo programas de extremo interesse cultural e indiscutível prazer. Onde os temas mais diferentes encontram espaço ao interno de ritmos e melodias, em um transporte que passa pelos contrastes e nostalgia à alegria da ópera bufa, chegando às atmosferas românticas, de celebração e dramáticas da música do Risorgimento.
O Sexteto Stradivari e o Quinteto de Sopros se fundem em um projeto inovador e experimental, “Projeto Ópera”, que aproxima as transcrições e as canções originais realizadas para orquestra com os arranjos vocais criados especialmente para essa ocasião, criando um grande jogo de timbres e expressões totalmente original.
Nasce assim, um repertório fascinante e evocativo, rico de sons incomuns e familiares ao mesmo tempo, no qual o destaque é reservado ao uso da voz e onde os executores aproximam-se com rigor filológico atualmente indispensável, mas não por isto completamente incompatível com um modo de comunicar a música voltada para o presente.
CONSORT STRUMENTALE
David Romano, Ingrid Belli – violini
Raffaele Mallozzi, David Bursack – viole
Diego Romano, Sara Gentile – violoncelli
Domenico Sarcina – oboe
Marco Russo – fagotto
Bernard Labiausse – flauto
Neri Noferini- corno
Sisto D’Onofrio - clarinetto
CONSORT VOCALE
Raffaella Ambrosino – mezzosoprano
Elena Memoli – soprano
Massimo Simeoli - baritono
Fabio Andreotti - tenore
Manuas
Teatro Amazonas
21h
ENTRADA FRANCA
Belo Horizonte
Grande Teatro do Palácio das Artes
21h
Venda de ingressos na bilheteria e no site ingresso.com
Informações: 3236-7400 e palaciodasartes.com.br
2010 - present
2010 - present

