


Fiorella Mannoia e Projeto Axé - SUD
São Paulo, Auditório Ibirapuera
6 de junho
Salvador, Teatro Castro Alves
7 de junho
Projeto “Itália na Copa” traz Fiorella Mannoia, diva da música italiana, para duas apresentações inéditas no país em São Paulo e Salvador
No âmbito de “Itália na Copa”, a Embaixada da Itália traz ao Brasil a cantora Fiorella Mannoia que junto aos artistas do Projeto AXÉ, marco histórico da cooperação social italiana em Salvador que conta com apoio do grupo Poste Mobile Italiane, apresentarão em São Paulo e na capital baiana o espetáculo SUD – que a cantora italiana fez especialmente dedicado aos povos do Sul do mundo. Os dois shows de Fiorella Mannoia são um dos carros-chefe da iniciativa idealizada pela Embaixada.
Conhecida como “a diva da música italiana”, seu primeiro show no Brasil, fruto da parceria entre a Embaixada da Itália e a produtora cultural Amalia Tarallo, será no dia 6 de junho às 21h no Auditório Ibirapuera em São Paulo, de lá partirá para Salvador onde se apresenta no Teatro Castro Alves, homenageando a cidade sede da ONG Projeto Axé, do qual Fiorella Mannoia é madrinha.
Completando quatro décadas de carreira, Fiorella é um dos grandes nomes da música italiana atual, com forte interação com o cenário internacional. O álbum SUD, que apresentará no Brasil, é o primeiro feito de composições próprias. Acompanhada por sua banda, a artista apresenta no show de lançamento do álbum, as canções “Si solo mi guardasse” e “In Viaggio”, nas quais as letras são de sua autoria, além da versão italiana “Ah che Sarà” da música “O que será...” de Chico Buarque, “Quando eu venho de Luanda” música interpretada pelos artistas do Projeto Axé, “Torno al sud” de Astor Piazzola com tradução e adaptação da letra feita por Fioella, entre outras.
Sobre Fioella Mannoia
Fiorella fez várias participações no Festival de Sanremo, o mais importante evento musical da Itália. Integra sua discografia, o álbum “Onda Tropicale”, gravado em 2006, com músicas como “O que Será” (Chico Buarque), “Cravo e Canela” (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos) e “Mama África” (Chico César). O CD contou com a participação especial de Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Lenine, Chico César, Carlinhos Brown e Jorge Benjor. A cantora aproveita sua vinda ao Brasil para dar início a produção do CD Onda Tropicale 2.
A ligação de Fiorella com o Brasil é antiga. Ela é madrinha do Projeto Axé, ONG italiana sem fins lucrativos, fundada em 1990 em Salvador pelo italiano Cesare de Florio La Rocca, com o objetivo de recuperar crianças e jovens de rua, que vivem em situações de pobreza e degradação e são excluídas da família e da sociedade.
A entidade utiliza para a recuperação desses jovens, a Pedagogia do Desejo na qual a educação das crianças se desenvolve através da dança, capoeira, música, moda, artes visuais e artesanato. Desde o início até hoje, o Projeto Axé acompanhou a recuperação de mais de 20.000 crianças e adolescentes, com uma elevada taxa de sucesso: 85 % dos jovens se livraram das drogas ou da prática de crimes e encontraram uma nova vida.
A parceria entre Fiorella e os jovens artistas do Projeto Axé se deu na edição de 2010 do Umbria Jazz Festival, evento realizado na cidade de Perugia (Itália). Jovens dançarinos e percussionistas da entidade subiram ao palco para acompanhar a artista e desde então, a cooperação tornou-se mais estreita. Em 2012, os jovens se integraram a turnê delançamento do álbum SUD, se apresentando em mais de 30 cidades italianas.
Além de suas afinidades com a música brasileira, Fiorella é uma estrela em sintonia com o trabalho de grandes nomes da música italiana. Em 2013 gravou o CD A Te, em homenagem a Lucio Dalla, no qual gravou músicas como “Caruso” e “Chissà se lo sai”. No último dia 23 de abril se apresentou no Madison Square Garden, em Nova Iorque , como convidada do cantor e compositor Zucchero. No próximo dia 18 de maio, Fiorella participa do show da cantora Laura Pausini, no Teatro Antico di Taormina (?)
Maiores informações sobre a trajetória artística de Fiorella podem ser obtidas no site oficial da cantora: www.fiorellamannoia.it
Serviço São Paulo
Realização: Embaixada da Itália e Amalia Tarallo
6 de junho às 21h no Auditório Ibirapuera
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Auditório Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 2 do Parque Ibirapuera
Contato: 11 3629 1075 info@auditorioibirapuera.com.br
Horários da bilheteria
Quinta- feira: das 11h às 20h
Sexta e sábado: das 11h às 22h
Domingo: das 11h às 20h
Ingressos em casa e pontos de venda: Sistema Ingresso.com, pelo site
Formas de Pagamento: Visa , Amex e Mastercard, todos os cartões de débito e dinheiro. Não aceita cheques.
O serviço de reservas pelo site do Auditório está suspenso temporariamente para adequação ao aumento da demanda e melhor atendimento ao usuário
Meia-entrada:
- Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil.
- Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.
- Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.
Auditório Ibirapuera
Caroline Zeferino: Fone 11.3629-1017 imprensa@auditorioibirapuera.com.br
Giovanna Leopoldi: Fones 11.5056-9818 / 3629-1018 giovanna.leopoldi@conteudonet.com
Assessoria de imprensa:
Imagem Corporativa – (61) 3039-8395
Luciana Amaral (luciana.amaral@imagemcorporativa.com.br)
Júlia Carneiro (julia.carneiro@imagemcorporativa.com.br)


