top of page
Sacco e Vanzetti - Companhia Ensaio Aberto
Armazém da Utopia, Rio de Janeiro
12 de abril - 25 de maio
A Companhia Ensaio Aberto estreia o espetáculo Sacco e Vanzetti, de Maurício Kartun, pela primeira vez no Brasil. O espetáculo que estreia dia 12 de abril, no Armazém da Utopia, é a primeira grande criação do grupo para o espaço, ocupado há 3 anos pela Companhia. Até então o grupo optou por apresentar seu repertório, como Missa dos Quilombos, Havana Café e Estação Terminal.
Sob direção de Luiz Fernando Lobo e espaço cenográfico de J. C. Serroni, a encenação parte do célebre caso de Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, sapateiro e peixeiro, imigrantes italianos, acusados e condenados injustamente por assassinato, em 1921, e mortos na cadeira elétrica em 1927, nos Estados Unidos.
A dramaturgia tem como ponto de partida o texto Sacco y Vanzetti do argentino Mauricio Kartun e da farta documentação que existe sobre o julgamento histórico. Este foi considerado o “julgamento do século” e suscitou uma enorme repulsa e uma campanha internacional de defesa que se converteu em símbolo de uma luta por justiça, igualdade e liberdade.
“O caso Sacco e Vanzetti revelou toda a anatomia de vida nos Estados Unidos, com todas as classes e pontos de vista e todas as suas relações, isso colocou todo questionamento fundamental de nosso sistema político e social.” Disse Edmundo Wilson.
Nas décadas que se seguiram desde que Sacco e Vanzetti morreram na cadeira elétrica, o caso continuou ressoando. Em diversas etapas da história serviu para saber que a natureza da repressão e da luta seguem, em essência, sendo a mesma.
Temor vermelho, temor amarelo, temor muçulmano. Judeus, árabes, italianos, orientais, muçulmanos. Demonizar o outro e criar um clima propício para a perseguição. Terrorismo como política de Estado. No lugar do Estado garantidor de direitos, o Estado violador de direitos. Dois homens que se definiam a si mesmos como sendo “um bom sapateiro e um pobre vendedor ambulante de peixe”, que morreram pelas suas crenças. A crença de que podiam criar um mundo livre de pobreza e exploração. A crença de que um outro mundo é possível.
Informações
Data: sábado, 12 de abril de 2014 - domingo, 25 de maio de 2014
Horários: Quinta, Sexta e Sabado 21:00 / Domingo 20:00
Local: Av. Rodrigues Alves, Armazem 6 - Centro
Organizado por: Ensaio Aberto
Em colaboração com: Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e Embaixada da Italia no Brasil
Bilheteria - 200 Lugares
2010 - present
2010 - present



bottom of page